29 novembro, 2009

Cotas Universitárias...

Indo ao PONTO.

No programa exibido pelo canal cultura, datado em 12 de agosto de 2009, foi ao ar o debate juvenil sobre a divisão de cotas para Universidades Públicas. Jovens prestes a ingressar numa fase de suas vidas, em que, a porta para seu sucesso tende a ser aberta ou definida por idéias mal fundamentadas e até ,de certo modo, colocadas em seus subconscientes. Esses jovens de diferentes níveis social e se auto dividindo caracterizando-se entre negros, brancos, merecedores e menos merecedores de uma oportunidade para trilhar um futuro digno.Jovens afirmando a Divisão Racial.

Sim, parece absurdo, mas ainda temos que nos deparar com a divisão racial , e isso , mesmo após séculos, os quais, tivemos nossos antepassados miscigenando, misturando, tornando uma só, as ditas “ raças”. Fato este comprovado em pesquisas feitas pelo IPEA(Instituto de Pequisa Econômica Aplicada) , que afirmam um número de negros superior ao de brancos,amarelos e indígenas.Então, mesmo diante do fato de que não podemos deixar de nos encarar como brancos-negros ou negros-brancos, ou seja, não podemos ou pelo menos não deveriamos, até por questão lógica, deixar de concordar que corre no sangue dos ditos “brancos” vestigíos do sangue de negros, índios, portugueses, japoneses... e não obstante, corre no sangue dos ditos “negros” vestigíos do sangue de brancos, índios, portugueses, japoneses...

Temos assim que observar tristemente, num cenário confuso, a prevalência da divisão racial. Mas, mais triste ainda, é observar que essas idéias racias fundamentadas em mérito de privilégios devido a um passado sofrido ou sejam quais forem os argumentos que elas busquem para findar-se foram incuntidas na nossa sociedade com um único objetivo – manter como topo da pirâmide um pequeno grupo, A ELITE.

Encontramos assim, O PONTO, o qual deveria sem dúvidas tornar-se um ponto final nas mãos desses mesmos jovens. Contudo, antes será necessário que esses jovens não permitam mais palavras sedutoras a engabelarem suas mentes. É necessário que esses jovens se unam em prol de uma sociedade a qual todos possam gozar do direito de trilhar seu futuro com dignidade.

Dessa forma, O PONTO será dado quando pudermos ver frequentando Universidades Públicas todos que não tenham condições financeiras para pagar uma Universidade Particular. O PONTO será dado quando alunos de Universidades Particulares exigirem o mesmo padrão educacional das universidades públicas, e ainda, exigirem por si mesmos que aqueles que não tem condições possam ingressar em uma universidade pública e trilhar da mesma maneira um futuro melhor. O PONTO será dado quando TODOS os jovens decidirem se unir e exigir que haja igualdade de oportunidades e não mais programas ditos “ sociais” , mas que são apenas um cala-boca ou mesmo uma migalha, esmola ...enfim medida alternativa apenas para continuarmos a manter a piramide em pé. E mais, programas usados para justificar o fato de ser possível observar a maioria de alunos frequentadores de Universidades Públicas suficientemente dotados de recursos financeiros ao invés de alunos desprovidos de tais recursos. O PONTO será dado quando finalmente, TODOS, resolverem se olhar em frente a um grande espelho e verem refletido nesse espelho não as cores, as raças, mas traços, características , sonhos, todos muito diferentes. Contudo, que TODOS possam se ver como PESSOAS, SERES HUMANOS e todos iguais. Isso, por terem o mesmo desejo e acima de tudo o mesmo DIREITO: DIREITO A SEREM FELIZES!!!

Assim, chegamos ao ponto: O BEM COMUM . Dessa forma, caros leitores deêm o seu ponto final e começem a agir...

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom pro... lembrei da redação em aula que vc passou..

bjo..

Fran disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fran disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Layout: Bia Rodrigues | Editado por Annie C. | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©