23 janeiro, 2012

Viva a hipocrisia? ...da futilidade a banalidade, depende de você!



Vivemos a era do espetáculo em que quase tudo vira noticia, desde que seja fútil ou possa ser banalizado. Assim navios que afundam perdem a graça com tanta aparição, até desperta alguns comentários, sensibiliza alguns, mas depois do segundo dia no sagrado midiático consegue apenas o comentário: “nossa, de novo, isso”. Luizas vão e voltam do Canadá, mas Josés continuam no anonimato e assim continuam sem educação de qualidade, sem oportunidade, sem direcionamento, sem família, sem casa, sem existir de fato, mas o que importa é alavancar o mercado consumidor e despertar o riso fácil, então para que se lembrar do José. Seres humanos que tem a pele do rosto arrancada, em supostos rituais macabros, tornam-se comuns e começam a fazer parte do nosso cotidiano, tudo tão natural que nem assusta mais, afinal o comum e acreditar que o ser humano é capaz de tudo, capaz de cometer qualquer maldade, difícil e raro é conseguir acreditar que o bem ainda existe, porque isso não passa na televisão. A policia que cumpre mandado torna-se vilã e vira post no facebook para os filósofos de plantão defendendo o desfavorecido para talvez aliviar sua própria culpa em observar que favelas são criadas graças a falta de mobilização daqueles que erguem bandeiras a favor do socialismo e tantos outros ismos, mas são incapazes de socializar qualquer coisa, afinal estão tão confortáveis em suas casas em bairro de classe média ou nobre que é mais fácil malhar a policia e culpar o governo em vez de realmente agir para mudar a realidade. Temos no Brasil 6.329 favelas, palafitas ou outros assentamentos irregulares - os "aglomerados subnormais" -, que não se construíram da noite para o dia, foram crescendo dia-a-dia, onde vivem mais de 11 milhões de pessoas, mas para que lembrar dessas pessoas se não são manchete, afinal se não é noticia atual para que comentar. Assim segue nossa humanidade em meio a futilidade e banalidade compartilhamos o egoísmo, curtimos o sensacionalismo, publicamos arrogância, discutimos o virtual, mas na real ... Realmente se importa com os outros? Doentes, idosos, crianças, esperam por sua visita. Famílias esperam pela sua contribuição, não pode salvar o mundo, ajude como pode, mas ajude não só com palavras, afinal a palavra só se torna viva quando vira uma ação, contribua. Professores esperam ser reconhecidos, não porque são donos do conhecimento, mas porque os conduzem a ele, valorize-o. A educação espera que você lute por ela, não precisa nem de armas, comece estudando, preocupe-se em aprender de verdade, cobre aprendizado, é direito seu e é constitucional, estude muito.

Toda mudança começa de dentro para fora, não adianta cobrar dos outros o que você ainda não fez. Quer um mundo melhor, seja melhor!

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!
Você escreve muito bem, Professora! Masha'Allah!
:)

paquistanesa ocidental disse...

Muito bom!
Tem toda a razão!

Adorei seu blog, já estou te seguindo, dê uma passada no meu:

http://paquistanesaocidental.blogspot.com/

stéfani disse...

Assalamu aleikum Érica. Adorei o texto, excelente!

Por causa de todo este sensacionalismo, pornografia e negligência que a mídia televisiva pratica há décadas, mas que atualmente tem se acentuado é que aos 16 anos de idade, decidi parar de assistir TV. Aos 18 anos, comecei a assistir alguns programas dos canais da TV Brasil e Canal Futura.

Estes canais de TV tem boas programações, claro que algumas coisas eu entro em discordância, principalmente em relação aos documentários sobre o 'Islamismo', transmitidos no canal Futura, canal apoiado pela Globo...


Bem, voltando ao assunto principal, na minha opinião a solução para todos começa pela busca do conhecimento.

Quando penso sobre a questão sociológica de como crianças e adolescentes que não possuem estrutura familiar, criadas em ambientes de violência, sem ter pessoas que aconselhem e invistam nelas, e por isso, muitas, são influenciadas por seu grupo social e se tornam adultas podem mudar?

A partir desse questionamento, lembro daquela história que ocorreu há muitos séculos atrás em Bagdá, onde os bárbaros invadiram e destruíram bibliotecas, monumentos que os muçulmanos haviam construído, mas por um 'milagre', estes mesmos bárbaros se converteram ao Islam por vontade própria e ajudaram a construir o que haviam destruído.

Eu ainda tenho esperanças de que o mundo pode se tornar um lugar melhor se Deus quiser.

Obrigada por visitar meu blog.


Parabéns pelo seu. Adorei!

Beijos

Stéfani


Layout: Bia Rodrigues | Editado por Annie C. | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©